Severe Kala-azar and seric level of IL-6: case reports

Autores

  • Gilmara da Rocha Brito Universidade Federal do Piauí
  • Aécio da Silva Marreiros Universidade Federal do Piauí
  • Izael Francisco de Brito Araujo Universidade Federal do Piauí
  • Raimundo Gerônimo da Silva Júnior Universidade Federal do Piauí
  • Ingridi de Souza Sene Universidade Federal do Piauí
  • Débora Cavalcante Braz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3035.p1-4.2020

Palavras-chave:

Calazar, Interleucina-6, Coinfecção, Hepatite B

Resumo

Introduction: IL-6 cytokine participates in the inflammatory process of systemic leishmaniasis and elevated levels are associated with active disease. Case reports: Three patients with different age groups and different severity scores, above 4 were reported, and IL-6 plasma concentrations and their association with disease severity were observed. Conclusion: Analysis suggests that only the score, has no sensitivity to classify, among others critically ill patients, those with imminent risk of death. IL-6 concentrations can allow this differentiation, considering that only fatal case, HBV/Leishmania coinfection, presented expressively higher level of the cytokine concentration.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara da Rocha Brito, Universidade Federal do Piauí

Egressa do curso de Farmácia da UFPI, atualmente é farmacêuticas da Drogarias Globo em Teresina. O artigo foi o resultado do trabalaho de conclusão de curso da Gilmara, na ocasião escolhemos 3 pacientes com calazar para dosar IL-6 e explorar a importância dessa citocina.

Aécio da Silva Marreiros, Universidade Federal do Piauí

Graduando do curso de Farmácia, fazia parte da equipe do projeto na época da realização da pesquisa e auxiliou Gilmara durante a coleta de dados dos pacientes. Na mesma época, Aécio realizou a dosagem dos niveis de cortisol e outros parâmetros dos pacientes com calazar, está organizando seu artigo e em breve irá submissão.

Izael Francisco de Brito Araujo, Universidade Federal do Piauí

Graduando em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Durante a pesquisa de Gilmara, Izael acompanhou o caso clínico do lactente desta pesquisa durante a sua internação na UTI do Hospital pediátrico.

Raimundo Gerônimo da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1997) e mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2010). Atualmente é patologista - Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica , atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia mamária, gastrointestinal, dos tecidos moles e dermatopatologia. 

Ingridi de Souza Sene, Universidade Federal do Piauí

Graduada em biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia - Universidade Federal do Piauí (2018). Atualmente é pós-doutoranda do laboratório de pesquisa em leishmaniose da Universidade Federal do Piauí e biologista molecular no LAPAC - Laboratório de patologia cirúrgica e citopatologia. Tem experiência em citopatologia, biologia molecular, sensores biológicos, reprodução humana e embriologia.

Débora Cavalcante Braz, Universidade Federal do Piauí

Sou professora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, ministro a disciplina de parasitologia clínica e coordeno o estágio obrigatório do curso.

Na área de pesquisa, trabalho no laboratório de pesquisa em Leishmanioses coordenado pelo pesquisador Carlos Henrique Nery Costa. Nós, autores, investigamos a resposta imune em algumas patologias como o calazar através das técnicas de imunofenotipagem por citometria de fluxo, na busca por novos marcadores que possam nos direcionar para a aplicação de novas terapias farmacológicas. Realizamos também a dosagem de citocinas plasmáticas por citometria de fluxo utilizando kits comerciais. Os resultados destas análises são sempre avaliados dentro de um contexto clínico e laboratorial. Na literatura científica, não encontramos casos clínicos de calazar, um doença endêmica no Brasil, que relatem os níveis de IL-6 nesses pacientes. IL-6 é uma citocina correlacionada com morte no calazar e, por isso, merece destaque em relatos clínicos que possam ser discutidos em sala de aula com os alunos da área de saúde, principalmente. 

O tema IL-6 e calazar é um assunto atual e que deve ser discutido em sala de aula com os alunos através de artigos porque os livros não abordam esse tema de forma mais detalhada.

Downloads

Publicado

2020-07-06